terça-feira, 20 de novembro de 2012

O que levar na viagem com o bebê



Carregar bebês em uma viagem é o de menos: eles não são lá muito exigentes, dormem bastante, não precisam de um cardápio variadíssimo. O problema é a tralha necessária para cuidar deles. Veja abaixo uma lista de itens indispensáveis para viajar com seu filho, além de dicas para fazer as malas sem muita confusão. 

Fraldas descartáveis - Calcule uma para cada hora em que estiver em trânsito, mais algumas para o caso de atrasos ou emergências. Informe-se antes se é fácil comprar fraldas onde você vai estar. O ideal é só carregar as necessárias para o trajeto.

Manta(s) - Leve pelo menos uma, de acordo com o clima. Um edredom leve pode servir de tapete ou colchão para o bebê ficar no chão.

Sacos plásticos - Leve vários, para guardar fraldas sujas, roupas molhadas, babadores melecados, sapatos cheios de areia e lama etc.

Pomada anti-assaduras

Lencinhos umedecidos - Podem ser substituídos por fraldas de pano limpas ou quadradinhos de algodão, mais uma garrafinha de água para molhá-los na hora.

Sabonete líquido - É melhor levar aquele a que seu filho está acostumado. Se ele tiver pele seca, leve também um hidratante.

Lenços de papel - Procure na farmácia embalagens pequenas, para levar na bolsa.

Chupetas extras - Se seu filho usar, é claro.

Roupas - Duas trocas por dia. Pense em "camadas" para agasalhar seu filho, em vez de levar casacos pesados (a menos que você esteja indo para um lugar muito frio).

Lençóis e toalhas - A menos que você esteja indo para um hotel, ou para a casa de um parente que vá oferecer esses itens. Mesmo assim, vale a pena levar algumas toalhas de tecido de fralda, mais macias.

Babadores - Dê preferência aos de plástico, que podem ser limpos com um pano úmido.

Mamadeiras

Lavador de mamadeiras - Você pode levar um esterilizador de microondas se tiver acesso a um aparelho desses durante a viagem. Senão, apenas escalde as mamadeiras com água quente ou fervendo.

Chapéus e bonés para protegê-lo do sol

Filtro solar (FPS de pelo menos 30), repelentes e/ou mosquiteiro - Siga a orientação do pediatra para o uso desses produtos. Se ele liberar, leve inseticidas também para combater mosquitos nos ambientes, se o pediatra não liberar (eles nunca liberam) leve um vidrinho com um pouco de vinagre e um copinho, coloque copinhos com vinagre no ambiente para espantar mosquitos.

Remédios básicos - Termômetro, antitérmico e antigases

Cópia da certidão de nascimento do bebê e carteirinha do plano de saúde- Leve também o telefone do pediatra e do plano de saúde, se tiver. Em viagens para o exterior, é necessário o passaporte do bebê.

Comida, fórmula, água e talvez suco - Leve mais do que o necessário para o trajeto, pois sempre pode haver imprevistos.

Colher e copinho preferido - Para dar um remédio, ou um potinho de comida, ou raspar uma maçã. O copo também pode facilitar na hora de dar sucos ou água

Lampadinha - Para trocas de fralda e mamadas no meio da noite, em um lugar desconhecido que pode ser muito escuro.

Canguru ou sling - Se você tiver. São leves, não ocupam espaço e aliviam seus braços na hora do colo.

Piscininha inflável - Para usar como banheira (pode ser substituída por uma bacia grande que já esteja no local) ou para refrescar o bebê na praia ou na piscina.

Berço desmontável - Se não houver lugar para o bebê dormir. Outra opção, para viagens curtas, é deixá-lo dormir junto com vocês.

Carrinho - De preferência do tipo guarda-chuva, leve e que não ocupe muito espaço.

Dicas para fazer as malas: 
  • Comece a preparar as coisas alguns dias antes de viajar. Vá juntando o que precisa levar à medida que se lembra, e colocando tudo num lugar só. Imprima a lista acima e vá dando baixa no que já pegou.
  • Leve uma sacola impermeável, resistente e fácil de carregar no dia-a-dia para as coisas do bebê. Às vezes a bolsa de fraldas que você já usa não é a mais adequada para a viagem (ou por ser muito grande, ou por ser muito bonita para enfrentar intempéries e areia, por exemplo).
  • Carregue na bolsa com as coisas do bebê uma camiseta extra para você, para o caso de imprevistos.
  • Embale remédios e produtos como xampu e sabonete líquido dentro de sacos plásticos, para evitar vazamentos.
  • Leve um trocador portátil para o bebê.
  • Mantenha na bolsa um lanchinho de emergência para você, como um pacotinho de castanha de caju ou uma barra de cereal.
  • Não esqueça, além da câmera fotográfica, os cartões de memória ou filmes, além das pilhas e do carregador, se tiver.
  • Leve alguma coisa interessante para ler. O mais provável é que você não tenha muito tempo, mas vai que o bebê resolve tirar uma bela soneca e te dar uma hora de tranquilidade...


Quer saber mais sobre viagens? Pra onde viajar com crianças? Dicas e experiências de viagem???
Vania Messias, a mãe da Helô, dá dicas de viagens com crianças no Blog Helô na mala!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário